(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Mulheres conquistam mercado de trabalho

Instituto QualicareNotíciasMulheres conquistam mercado de trabalho

maio

27

Mulheres conquistam mercado de trabalho

Mulheres conquistam o mercado de trabalho e buscam capacitação

As mulheres já comandam a abertura de novos negócios no país: 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são do sexo feminino

O empreendedorismo, cada vez mais, faz parte do universo feminino e a participação das mulheres no mundo dos negócios cresce em ritmo bem mais acelerado do que a dos homens. Na última década, o volume de mulheres à frente dos pequenos negócios cresceu 18%, enquanto que o dos homens teve um aumento de apenas 8%, de acordo com pesquisa do Sebrae.

E essa tendência deve continuar. As mulheres já comandam a abertura de novos negócios no país: 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são do sexo feminino. Além de investirem no mundo dos negócios, as mulheres também são mais escolarizadas do que os homens, 66% têm o Ensino Fundamental completo ou mais. Esse número é 17 pontos percentuais acima da média apresentada pelo grupo dos homens. Enquanto o tempo médio de estudo delas é de 8,8 anos, o deles é de 7,2.

Elas também têm investido em capacitação profissional, em busca de mais qualidade no desempenho de suas funções e de um diferencial nos negócios. A participação feminina no meio corporativo também está refletida no maior evento empresarial do Norte e Nordeste, o Pajuçara Management – elas corresponderam a 57% do público na última edição do evento, em 2015.

Para a maioria das mulheres, o principal desafio é lidar com a dupla jornada, tendo que conciliar carreira e vida profissional, de forma exitosa. Mas, de acordo com o consultor Alexandro Santos, a habilidade para conduzir mais de uma tarefa já é inerente ao público feminino. “As mulheres se destacam no mercado por serem muito mais sensíveis que os homens, o que melhor na hora de resolver conflito. Além disso, são comunicativas e multitarefa, conseguem resolver vários problemas ao mesmo tempo”, disse.

As professoras Vanessa e Fátima Tenório, sócias de uma das principais redes de ensino de idioma de Alagoas, são exemplos de liderança e empreendedorismo. Elas transformaram a paixão pela educação em um negócio em constante processo de ascensão. Há 30 anos no mercado, elas passaram de uma turma de 45 alunos para 2 mil, com três unidades de ensino em Maceió, agência de intercâmbio e uma editora ao alcance de 7 mil alunos em todo o Brasil.

“Nós acreditamos nos nossos serviços, nas capacitações que realizamos para os nossos funcionários e hoje temos um reconhecimento nacional”, destacou Fátima Tenório. Ela também lembrou que é possível desempenhar atividades profissionais e pessoais, com êxito, ainda que seja difícil. “Vem o casamento, chegam os filhos, os negócios também exigem de nós. Mas, eu sempre digo a frase: ‘o sucesso depende daqueles que acreditam no seu sonho’”, frisa.

Exemplo dentro e fora das quadras, a Rainha do Basquete brasileiro, Hortência Marcari, é uma das atrações confirmadas do Pajuçara Management 2016. A atleta participa da abertura do evento, no dia 7 de junho, com a palestra “Lições de uma Vida”, na qual contará como conciliou carreira profissional, sucesso, vida pessoal, dinheiro e a vida após as quadras.

Fonte: Tribuna Hoje

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *