(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Atendimento aos moradores de rua

Instituto QualicareNotíciasAtendimento aos moradores de rua

jan

8

janeiro 8 , 2017 | Posted by admin |  | No Comments

Atendimento aos moradores de rua

principal

Trabalho integrado vai garantir melhor atendimento aos moradores de rua

O atendimento aos moradores de rua será feito com o trabalho integrado de técnicos da Prefeitura desde o momento da abordagem social para o encaminhamento e acolhimento das pessoas aos serviços que precisam. Além da Fundação de Ação Social (FAS), o trabalho envolverá outras áreas, como Saúde e Guarda Municipal, e também entidades sociais.

“Faremos abordagens educativas e preventivas sistematicamente para atender as pessoas que vivem em situação de rua. Nosso objetivo é que elas voltem para suas famílias, suas casas”, explica a presidente da FAS, Larissa Marsolik Tissot, que na última segunda-feira (2) reuniu a equipe para a primeira reunião de trabalho.

As abordagens acontecerão principalmente no anel central da cidade e contarão com o apoio das regionais e também dos municípios da Região Metropolitana. A Casa da Acolhida e do Regresso, que funciona dentro da Rodoferroviária de Curitiba, será reestruturada para a triagem e encaminhamento das pessoas.

Haverá ainda ampliação e qualificação do atendimento nos Centros POP e nos Centro de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o que garantirá a descentralização do atendimento, do número de profissionais que trabalham no serviço de abordagem social e das vagas para o serviço de acolhimento.

EIXOS – Em seu primeiro dia na presidência da FAS, Larissa Marsolik reuniu a equipe que comandará as ações e explicou que o trabalho social será pautado de forma integrada, assegurando às pessoas, desde a garantia de sobrevivência, até a cobertura e inclusão nas redes sociais de atendimento e apoio comunitário.

“Seguindo diretrizes do prefeito Rafael Greca, o cuidado e a proteção social deverão expressar e nortear as ações voltadas para a promoção e garantia de direitos, assegurando atenção e o desenvolvimento pleno, e valorizando e potencializando a essência de indivíduos e famílias”, afirmou Larissa.

As demais ações prioritárias preveem a articulação com a política de saúde para combate e prevenção ao uso de álcool e drogas e casos de transtorno mental; a integração com as áreas de trabalho e habitação para priorização do atendimento; a reabertura do Restaurante Popular e o desenvolvimento de um aplicativo para celular que ajudará os cidadãos a identificar serviços disponíveis para população de rua.

Pobreza

Para o enfrentamento à pobreza, a FAS implantará em Curitiba o programa estadual Família Paranaense, que oferece ações intersetorias para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. A presidente da FAS explica que uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado garantirá o apoio técnico e financeiro necessários para a implantação do programa.

As famílias inseridas no programa serão identificadas por meio de um índice de vulnerabilidade social e terão acesso prioritário aos serviços da rede pública, além de receberem benefícios de transferência de renda.

De acordo com as regras do Família Paranaense, cada família terá um plano de ação individualizado, que identificará necessidades, definirá estratégias e diretrizes para a realização do trabalho social.

Direitos

O enfrentamento às situações de risco e violações de direitos contará com ações voltadas para o atendimento a pessoas vítimas de violência, idosas e com deficiência e para combate ao trabalho infantil. Pessoas idosas e com deficiência poderão contar com serviços domiciliares para redução e prevenção de situações de violência e isolamento social.

Para o total atendimento às pessoas que já tiveram algum direito violado, será implantado um Creas na Regional do Tatuquara e ampliadas as equipes dos demais centros de referência especializados existentes na cidade.

Oportunidades

Para a geração de renda das famílias, Larissa explica que a FAS promoverá ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades das famílias e grupos comunitários. A população terá acesso também a cursos de capacitação profissional, por meio das atividades dos Liceus de Ofícios e de Ensino à Distância, com prioridade para o público da assistência social.

Por determinação de Greca, uma das prioridades será a retomada do Programa EcoCidadão, em parceria com a iniciativa privada, para melhorar as condições de trabalho dos coletores de materiais recicláveis.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *