(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Escolas passam por obras de melhorias para o início do ano letivo

Instituto QualicareNotíciasEscolas passam por obras de melhorias para o início do ano letivo

jan

22

Escolas passam por obras de melhorias para o início do ano letivo

O ano letivo de 2018 vai começar com mais conforto e melhorias para alunos da rede municipal da Educação. A Prefeitura está fazendo oito grandes obras para melhorar e ampliar a rede física das unidades. As maiores intervenções são nas escolas municipais Itacelina Bittencourt (Vila Guaíra) e Maria Nicolas (Santa Quitéria), junto ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga.

Também estão em andamento obras nas escolas Vila Torres (Rebouças) e Germano Paciornik (Boqueirão), Farol do Saber Dante Alighieri e centros municipais de educação infantil (CMEIs) Tapajós (Xaxim), Vila Verde II (CIC) e Vila Nori (Pilarzinho).

Nesta terça-feira (16/01), a secretária da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila Winkeler, e o superintendente-executivo da área, Oséias Santos de Oliveira, vistoriaram as intervenções de engenharia em andamento nas escolas municipais Itacelina Bittencourt (Vila Guaíra) e Maria Nicolas (Santa Quitéria), junto ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga.

Chuva e cronograma

Nas duas unidades visitadas, o esforço das equipes de trabalho é para que, apesar dos dias perdidos por causa das chuvas, tudo esteja pronto antes do começo do ano letivo, 19 de fevereiro. Os trabalhos começaram em dezembro. “Por questões de segurança e de qualidade do atendimento, os estudantes do Maria Nicolas serão transferidos somente quando tudo estiver pronto no novo prédio”, explicou a secretária Maria Sílvia.

Os gestores conferiram o andamento das intervenções acompanhados pelos engenheiros Flávio Simonato (da Educação) e Marcos Aurélio Gomes da Silva (da empreiteira contratada pela Secretaria Municipal da Educação, a construtora Sandero).

Escola e CMEI

Na futura sede da Escola Maria Nicolas, secretária e superintendente puderam acompanhar o trabalho de cobertura das oito salas de aula que estão sendo adequadas para receber os estudantes do Ensino Fundamental – muitos deles ex-frequentadores do CMEI Nice Braga.

Na área vizinha, que já era ocupada pelo CMEI, os gestores conheceram a nova sala de brincadeiras e a substituição da cobertura da área externa às salas de aula.

As duas unidades já estão separadas por muro de alvenaria e, mesmo com a cessão de parte do terreno para a adequação das instalações da Escola, o CMEI ficou com mais de 4,5 mil dos 7,5 mil da área total. “Cada uma dessas unidades dispõe de mais área do que qualquer unidade-padrão da Secretaria Municipal da Educação, que tem cerca de 1,8 mil metros quadrados”, observou Simonato.

Até 2017, a Escola Maria Nicolas funcionou na Rua Tamoios, em imóvel alugado pela Prefeitura. A mudança é necessária porque o local não atende mais às necessidades pedagógicas e de segurança dos estudantes, professores e demais servidores. A alteração também é resultado de uma série de reuniões feitas com a comunidade escolar das duas unidades.

A área do CMEI foi escolhida para receber a estrutura da escola por causa de sua extensão – uma das maiores de toda a rede municipal de ensino. Mesmo com o compartilhamento da área, as crianças do CMEI ficarão com a maior parte dela: 4.534 metros quadrados. Já a escola ocupará uma área de 2.982 metros quadrados. Cada uma das duas unidades terá gestão própria e autonomia pedagógica.

Itacelina

Com mais de 50 anos de existência, a Escola Itacelina Bittencourt está ganhando um amplo refeitório. A obra é necessária porque, a partir desse ano, a unidade vai contar com turmas de Educação Integral. A ampliação está sendo executada no centro do pátio e preservando a circulação de pessoas.

Ao mesmo tempo, a unidade recebe reforço no sistema de drenagem de água da chuva, intervenção considerada prioritária pela equipe pedagógica. Os antigos e estreitos tubos de PVC que se encarregavam do escoamento já foram substituídos por manilhas de 60 centímetros de diâmetro. “Com isso, resolve-se o antigo problema de alagamento do pátio, problema que era recorrente em dias de chuva intensa”, explicou o superintendente.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *