(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Liceus de Ofícios dobram número de vagas em cursos profissionalizantes

Instituto QualicareNotíciasLiceus de Ofícios dobram número de vagas em cursos profissionalizantes

jan

16

Liceus de Ofícios dobram número de vagas em cursos profissionalizantes

O programa Liceus de Ofícios da Prefeitura, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, dobrou o número de vagas ofertadas para a população. Em 2017, o programa ofereceu 12.038 vagas em 189 cursos, enquanto que em 2016, a população contou com 5.870 vagas em 11 opções de capacitações. Se comparado com 2015, o aumento foi de mais de dez vezes (1.214%), já que naquele ano o programa ofereceu apenas 916 vagas em sete cursos.

Os cursos atendem várias áreas técnicas e também comportamentais e foram ofertados por meio de contratos próprios ou parcerias com empresas e institutos, entre eles o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Senai, Sesc, Electrolux, Jumper e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Entre as opções ofertadas na área técnica estão mecânica básica, informática básica, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de confecção, auxiliar administrativo e auxiliar de elétrica predial.

Na área comportamental foram 72 cursos desenvolvidos em conjunto com o CIEE, como de oratória, qualidade no atendimento ao público, marketing pessoal, empreendedorismo e eficiência profissional. Mais de 1.200 pessoas participaram das capacitações comportamentais.

Reformulação

“Quando iniciamos a gestão, em janeiro de 2017, encontramos o programa Liceus de Ofícios sem ofertar cursos, sem contrato de limpeza das 24 unidades e quase sem orçamento”, disse o diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel.

“Depois da identificação de todos os problemas, fizemos uma grande reformulação que garantiu novas parcerias e ações estratégicas para fazer com que os cursos chegassem até a população”, completou Vilaruel.

Uma das novidades implantadas em 2017 foi a promoção de cursos em outros espaços, além dos Liceus de Ofícios, como Ruas da Cidadania, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Especializados de Atendimento à População de Rua (Centros POP), estes últimos são unidades que compõem a rede da assistência social do município.

“2017 foi o ano de buscar alternativas para não deixar o programa Liceus de Ofícios acabar. Todo o esforço foi concentrado no desenvolvimento de parcerias que devolvessem a confiança para o programa e garantisse qualificação profissional para a população, que é uma das diretrizes do prefeito Rafael Greca”, disse Vilaruel.

Projeto

A projeção é que em 2018 o programa Liceus de Ofícios oferte aproximadamente 20 mil vagas de cursos gratuitos em todas das regionais. A reformulação do programa prevê ainda a implantação de uma plataforma de EAD, para oferta de cursos à distância ou semipresenciais. Em parceria com o IMAP deverá ser criado um sistema de gestão para inscrições, certificações e histórico de formação (currículo) dos participantes.

Além disso, através da integração com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que em Curitiba também é gerenciado pela FAS, será possível agilizar o encaminhamento para mercado de trabalho e o acompanhamento da trajetória profissional dos participantes.

Mesmo sem poder contar ainda com orçamento adequado para contratação de instrutores, reformas nas estruturas e modernização das salas de aulas, a previsão é ampliar anualmente a oferta de cursos e chegar em 2019 a 30 mil vagas estimadas para atender a demanda por qualificação, conforme levantamento realizado, em 2017, pela Diretoria de Qualificação para o Trabalho.

Programa

O Liceus de Ofícios foi criado pelo prefeito Rafael Greca, em sua primeira gestão à frente da Prefeitura de Curitiba. Seu objetivo é melhorar as condições de acesso ao mundo do trabalho, de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O programa é reconhecido pela população e pelas equipes técnicas nas regionais como uma importante política pública para promover o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Nos últimos 20 anos, aproximadamente 600 mil pessoas foram formadas pelos Liceus, em diversas áreas técnicas.

Fonte: FAS Curitiba

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *