(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Capelania

Capelania Carcerária

Você sabia que no Brasil o número de pessoas internadas anualmente chega a 15 milhões? Que o Brasil possui a quinta maior população carcerária do mundo? São mais de meio milhão de presos que direta e indiretamente estão ligados a mais de 4 milhões de profissionais, sem contar os familiares?

Capelania Militar

Seja embarcado, em campanha ou na sua base, como qualquer outro profissional o militar demanda acompanhamento de um capelão. Não são poucas as situações em que militares e policiais são envolvidos com a violência. Seja da violência presente em um atendimento urbano, em situações de repressão, ou até a extremos como situações de guerras ou apoio humanitário. Apesar de sermos um povo “pacífico” milhares morrem diariamente nas guerras entre facções criminosas, tráfico e no trânsito. Em outras situações, como ocorreu em Honduras onde o exercito brasileiro assumiu o apoio humanitário através da ONU – Organização das Nações Unidas, nossos militares são expostos as consequências que um desastre natural pode trazer. Em muitas situações o capelão é a pessoa que pode auxiliar esses profissionais a conciliarem sua profissão e sua espiritualidade. Em outras como apoio no encaminhamento a um tratamentos e acompanhamento técnico especializado onde serão auxiliados a lidar com seus sentimentos, inseguranças e desafios.

Capelania Portuária

Outra curiosidade sobre a capelania é que ela atende a milhares de marinheiros que viajam durante meses cruzando os oceanos, com destino a portos e países de línguas e hábitos totalmente diversas a sua cultura e que o capelão é uma das poucas autoridades que tem passagem livre (embarque) nessas embarcações? Pode parecer algo simples, mas muitas vezes são as únicas pessoas que podem oferecer apoio emocional e espiritual para os embarcados e que em várias situações foram observadas condições degradantes de trabalho, inclusive trabalho escravo.

Capelania Hospitalar

Situações diferentes, mas não menos importantes, são vividas junto a internos e familiares que buscam auxilio em instituições hospitalares. Na grande maioria das vezes são obrigados a deixar sua cidade para buscar auxílio nas grandes capitais. Permanecem internados, dependendo do sistema de saúde oferecido, arcando com despesas de hospedagem e alimentação dos acompanhantes. Esta questão não se restringe apenas aos internos e seus familiares, mas se extende aos profissionais da área de saúde que atendem a esta população, vivenciam, além da carga emocional que a profissão traz, também os desafios dos internos e suas famílias.

Capelania Escolar

Nas escolas e em pautas de jornais o bullying tornou-se assunto rotineiro. Na verdade a prática realizada a muitos anos em escolas adquiriu apenas um novo nome. Seja pela cor do cabelo, pela posição financeira ou qualquer outro motivo, a discriminação passou a ser identificada e novamente o capelão surge com seu potencial catalizador buscando atender não apenas a vítima de bulluing, mas também o agressor. Oferecer um canal de comunicação confiável que possa auxiliar agredidos e agressores a superarem seus desafios é uma das funções do capelão escolar, atuando desta forma não apenas na consequência, mas também na prevenção. Além deste grande desafio outras demandas crônicas como a atendimento a situações de violência e agressão contra menores, situações de vulnerabilidade social e o atendimento a professores e gestores são atividades pertinentes a capelania escolar.

Capelania Empresarial

Apesar de pouco difundida no Brasil a capelania empresarial é muito comum em países como os E.U.A. e na Europa. Junto com a globalização essa tendência chega ao Brasil, principalmente em grandes corporações auxiliando no processo de gestão de pessoas. O capelão, da mesma forma que nas outras linhas de capelania, é um serviço pró-ativo de apoio na gestão de pessoas, oferecendo assistência espiritual e aconselhamento voltado ao colaborador. Busca auxilia-los nas suas dificuldades, bem como a organização na formatação de políticas internas de gestão de pessoas.