(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Doações têm queda recorde neste ano

Instituto QualicareNotíciasDoações têm queda recorde neste ano

set

23

Doações têm queda recorde neste ano

Em 2014, quando a crise era menos crítica, as doações ao Disque Solidariedade vinham com aumento de 30% (foto: Daniel Caron/Arquivo/FAS)

Recuo ocorre em período de crise, onde Disque-Solidariedade vê demanda crescer

Um dos serviços mais importantes no atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social de Curitiba, o Disque Solidariedade, da Prefeitura de Curitiba, tem registrado queda na arrecadação de doações nos últimos meses. Coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), o Disque Solidariedade recebe doações de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos que são encaminhadas, diariamente, para pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.

Embora o serviço esteja registrando aumento no número de solicitações vindas dos CRAS — são 600 em aberto atualmente —, houve uma queda de mais de 50% no volume de chamadas para recolhimento de doações feitas pela Central 156. Em média, eram 40 ligações por dia para retiradas de doações feitas pelo 156. Atualmente, esse número gira em torno de 16. A redução faz com que alguns itens já comecem a faltar no barracão do Disque Solidariedade. Geladeira, cama de solteiro e de casal, berço e guarda-roupa são os que mais estão em falta.

“Sabemos que a crise econômica atingiu todas as famílias. Mas reforçamos que o que a gente recebe aqui vai para quem realmente está precisando e que não tem condições de comprar”, explica o coordenador do serviço, Luis Carlos Costa. Os pedidos feitos pelas famílias necessitadas são avaliados pelas equipes de atendimento social dos CRAS, que os encaminham ao Disque Solidariedade.

Doador — O doador pode solicitar a coleta de suas doações em casa, atendida conforme agendamento, ou entregá-las na sede da FAS (Rua Eduardo Sprada, 4520, Campo Comprido, de segunda a sexta das 8 às 17 horas). O Disque pode fazer pequenos reparos em algumas peças de doação, mas os doadores são encorajados a doar apenas utensílios servíveis. Além das famílias cadastradas nos CRAS, o serviço também colabora no atendimento a casos de emergência, como enchentes, incêndios e desastres naturais.

Fonte: Bem Paraná

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *