(41) 3089-4027
contato@institutoqualicare.org

Curso de Libras capacita servidores para atendimento à população

Instituto QualicareNotíciasCurso de Libras capacita servidores para atendimento à população

maio

10

Curso de Libras capacita servidores para atendimento à população

Vinte servidores municipais e dez moradores começaram, nesta quarta-feira (9/5), o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), resultado de uma parceria da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho e o Centro de Integração Empresa Escola do Paraná (CIEE). Esta é a primeira turma do projeto destinada a funcionários da Prefeitura de Curitiba. Na terça-feira (8/5), teve início também o Módulo II de Libras para 30 pessoas que participaram do projeto piloto, em janeiro.

O curso faz parte das ações do programa Liceus de Ofícios. As aulas são feitas por servidores que atuam no atendimento ao público. Participam do curso, servidores da FAS, do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e da Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos.

Durante as aulas, que acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, no período de um mês, eles aprenderão o alfabeto manual, números ordinais e cardinais, saudações, calendário, meses do ano, dias da semana, horas, sinais referentes ao calendário, datas comemorativas, cores e família. As aulas acontecem no Instituto Municipal de Administração Pública da Prefeitura de Curitiba (Imap).

O superintendente do Trabalho, Emprego e Renda, Fabiano Vilaruel, explica que a oferta do curso é importante e atende a uma demanda crescente. “O curso possibilitará aos servidores municipais conhecer e usar a língua de sinais no atendimento à população, que é um meio de comunicação para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva”, afirmou.

“Por outro lado, a procura por cursos de qualificação é alta e deve crescer nos próximos anos, muito em consequência da situação econômica do país, em que muitas pessoas ainda procuram uma colocação no mercado”, definiu o superintendente.

De acordo com o Vilaruel, a ideia é oferecer novas vagas gratuitas para as turmas do curso no segundo semestre de 2018.

O educador social Odilon Melo de Oliveira, servidor da FAS, é um dos alunos do curso. Ele conta que teve aulas de Libras durante a faculdade e que pretende se especializar com os cursos ofertados pela Prefeitura. “Saber Libras é fundamental para quem trabalha no atendimento ao público”, disse.

A técnica de enfermagem Sandra Regina Cavalcante, que trabalha na Mais Viver, entidade que acolhe pessoas adultas com deficiência, também se matriculou no curso para melhorar a comunicação. “Na Mais Viver temos duas usuárias surdas. Saber Libras é importante não só para alguns profissionais, mas para toda a população. É uma questão de inclusão”, afirmu.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais é um conjunto de formas gestuais usado por pessoas com deficiência auditiva para a comunicação entre elas e outras pessoas, sejam surdas ou ouvintes.

Para se comunicar usando Libras, além de conhecer os sinais, é preciso conhecer também as estruturas gramaticais para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta.

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi estabelecida através da Lei nº 10.436/2002, como a língua oficial das pessoas surdas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *